quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Panorama Praça Sete de Setembro


A Praça Sete fica entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, é entrecortada pelas ruas Rio de Janeiro e Carijós e é a mais movimentada da cidade de Belo Horizonte. O desenho da planta do projeto da cidade começou com uma cruz formada por duas grandes vias que se cortavam perpendicularmente e que teria em seu centro uma praça. O antigo nome dessa praça era Doze de Outubro, como referência ao dia do descobrimento da América. Em 1922, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil seu nome foi mudado para Praça Sete de Setembro.

O obelisco que fica no centro da praça foi concedido a Belo Horizonte naquela época pelo atual município de Betim e inaugurado em 1924. Na década de 60 o "Pirulito", como é chamado, foi transferido para a praça Diogo Vasconcelos voltando para a Praça Sete em 1991.
Nessa praça estão prédios importantes como cine-teatro Brasil, edifício do banco da Lavoura que ganho o prêmio de arquitetura na primeira Bienal de São Paulo e o prédio do Banco Mineiro da Produção projetado por Oscar Niemeyer.
Em 2003 a praça passou por um processo de reforma e uma das principais mudanças foi o acesso a pessoas com necessidades especiais e de mobilidade reduzida.

Nenhum comentário: