quinta-feira, 11 de setembro de 2008

1ª Bienal Internacional de Grafite - Serraria Souza Pinto

Bienal do Grafite


Grafite ou Graffiti é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.
Por muito tempo visto como um assunto irrelevante, o grafite é hoje considerado, conforme o ponto de vista, como contravenção ou como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Costuma-se diferenciar o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, normalmente considerada como contravenção.
(wikipédia)


A 1ª Bienal internacional do Grafite apresentou obras que foram das pichações até desenhos bem elaborados. O espaço foi divido em vários corredores que ao serem adentrados revelavam novos quadros e até mesmo carros, computadores e beliches grafitados. A diversidade de suportes que foram submetidos ao grafite causavam supresa quando eram vistos. Com certeza esse evento foi muito importante para a quem faz ou gosta de grafite.


Nenhum comentário: