sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Intervenção




No início de novembro, do dia 10 ao dia 12, aconteceu a intervenção. Proposta feita aos alunos do 1º período do segundo semestre de 2008. Era necessário que os alunos se dividissem em grupos, escolhessem um local subutilizado dentro da Escola de Arquitetura e atuassem sobre ele preservando suas características e criando um espaço interativo. Para isso, era preciso que fossem utilizados recurso tecnológicos e circuitos elétricos.


A sala foi dividida, no primeiro momento, em aproximadamente oito grupos, depois, com uma nova proposta apresentada pelos professores de Plástica e Informática, aconteceu a junção deles diminuindo-os para quatro no total. Esses grupos deveriam estabelecer algum tipo de comunicação entre si, por exemplo, através de alguma imagem ou algum som.

O meu grupo escolheu o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), inutilizado há algum tempo. Elaboramos uma trama de elásticos conectados a ganchos e objetos interativos espalhados pela sala. A nossa comunicação foi feita com o grupo do quinto andar através de imagem, uma filmagem em tempo real de ambas as salas. Utilizamos também o processing, uma linguagem de programação utilizada para programar imagens, animações e interações. Uma bola amarela projetada na parede seguia o movimento dos visitantes que percorriam o lugar.










A intervenção no EMAU, proporcionou uma maior interação física entre o visitante e o lugar através da disposição dos elásticos, que levavam as pessoas a criarem maneiras de adentrar a sala. Além disso os objetos interativos e as projeções estabeleciam uma comunicação com todo o ambiente formando um conjunto que dialogava entre si.










Nenhum comentário: